A vingança dos Nerds





Spoiler Alert
Esta review pode conter spoilers do filme assistido. O aviso foi dado, leia por sua conta e risco.

Lembro-me de ter assistido a esse filme quando criança, no Cinema em Casa, e confesso que o humor adolescente não me atraía naquela época. Este é um filme de 1984, no qual dois nerds caricatos entram para a universidade e vivem altas confusões com uma galerinha do barulho. Porém, não é uma tarefa fácil para os nerds, pois eles são perseguidos pelo grupo dos atletas e são forçados a juntar forças e criar uma nova fraternidade.
Os personagens são extremamente caricatos e estereotipados: Lewis e Gilbert, os nerds; os atletas, liderados pelo bonitão e pelo ogro; e as patricinhas, líderes de torcida. Isso não é ruim, pois combina com a comédia proposta.
Como gosto de assistir a filmes antigos dublados, não há como não notar a "comida de mosca" da dublagem ao traduzir nerds por calouros. Embora eles sejam calouros, a perseguição ao grupo acontece por eles serem nerds, tanto que outros calouros "normais" socializam normalmente na universidade. Mas vamos dar um desconto nesse caso, pois na época em que o filme chegou aqui, a "cultura nerd" ainda nem existia em nosso país.
Como é uma comédia, não é preocupação do filme dar uma lição ou fazer uma crítica social profunda. E isso foi bom, afinal de contas, outros filmes puderam fazer isso usando um gênero mais sério, deixando que este se concentrasse apenas na galhofa produzida pelo estilo de vida adolescente dos Estados Unidos.
Assisti a este filme umas três vezes na vida, sendo a última no dia 17/08/2024. Embora datado, ainda recebe uma nota 4 pela criatividade.